Bonecas Labubu usadas como “isco” para roubo de dados
As bonecas Labubu são figuras colecionáveis criadas em 2015 pelo artista de Hong Kong Kasing Lung e produzidas pela empresa chinesa Pop Mart. Atualmente estas bonecas são bastante populares, e por isso são usadas como "isco" para roubo de dados.
Plataformas fraudulentas fazem-se passar por retalhistas legítimos de Bonecas Labubu
A popularidade crescente das bonecas Labubu desencadeou a criação de websites fraudulentos, que visam colecionadores entusiastas em todo o mundo, nos quais os cibercriminosos roubam informações através de lojas online falsas em várias línguas.
A Kaspersky detetou plataformas fraudulentas que se fazem passar por retalhistas legítimos e que seduzem os fãs com ofertas falsas de bonecas Labubu para recolher informações financeiras sensíveis de compradores desprevenidos.
Desde abril de 2024 que o entusiasmo tem vindo a aumentar, potenciado por celebridades de renome, levando a que os preços de revenda de bonecas raras ultrapassassem os 3.000 dólares. Esta situação criou um terreno fértil para os cibercriminosos, que exploram a urgência e a excitação em torno destes cobiçados brinquedos
O Pop Mart é o retalhista oficial e criador das bonecas Labubu e os burlões imitam a sua aparência para enganar os compradores, levando-os a pensar que estão a comprar produtos autênticos.
“Bonecas” ?? Mas que coisa feia. Parecem tiradas de um filme de terror. Mas que mau gosto.
E chegam a custar mais de 3.000 dolares? Dass!