Taxas de 25% sobre as importações de carros para os EUA impostas por Donald Trump
Desde a sua tomada de posse enquanto Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), e conforme havia prometido em campanha, Donald Trump tem conduzido um largo leque de mudanças. No dia 3 de abril, entrará em vigor a mais recente: taxas de 25% sobre as importações de carros para o país.
As novas taxas de 25% sobre automóveis e camiões ligeiros entrarão em vigor na próxima semana, um dia depois do planeado anúncio de taxas recíprocas destinadas aos países responsáveis pela maior parte do défice comercial dos EUA.
Vamos cobrar aos países por fazerem negócios no nosso país e roubarem os nossos empregos, a nossa riqueza, muitas das coisas que eles têm tirado ao longo dos anos.
Tiraram muito do nosso país, amigos e inimigos; e, francamente, os amigos têm sido muitas vezes piores do que os inimigos.
Disse Trump, na Sala Oval.
Estas taxas juntar-se-ão aos direitos aduaneiros já introduzidos sobre o aço e o alumínio, bem como sobre os produtos provenientes do México, do Canadá e da China.
Trump reforça guerra comercial com taxas sobre as importações de automóveis
Desta forma, o Presidente dos Estados Unidos expande uma guerra comercial global e suscita críticas e ameaças de retaliação por parte dos aliados americanos afetados, nomeadamente a Europa.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu a medida como "má para as empresas, pior para os consumidores", enquanto o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, classificou as taxas como um "ataque direto" aos trabalhadores canadianos.
Em 2024, os EUA importaram 474 mil milhões de dólares de produtos automóveis, incluindo carros de passageiros no valor de 220 mil milhões de dólares, segundo dados compilados pela Reuters.
No ano passado, o México, Japão, Coreia do Sul, Canadá e Alemanha, aliados próximos dos EUA, foram os maiores fornecedores.
Sem surpresas, as ações asiáticas do setor automóvel lideraram a descida dos mercados, na quinta-feira, após o comunicado de Donald Trump relativamente às taxas.
Fabricantes de automóveis como a Toyota e a Mazda lideraram as quedas nas ações, no Japão, que depende dos automóveis para mais de um quarto das suas exportações para os EUA.
Além de uma queda das ações de fabricantes de automóveis da Coreia do Sul, como a Hyundai e a Kia, registou-se, também, um declínio das ações de fabricantes de automóveis e fornecedores de peças da Índia.
Se na perspetiva de Donald Trump as taxas funcionam como uma ferramenta para aumentar a receita americana, para o Presidente brasileiro Lula da Silva elas poderão, na verdade, prejudicar a economia dos EUA.
Afinal, na sua opinião, "o protecionismo não ajuda nenhum país do mundo".
Trump a copiar a UE sobre os carros chineses…
Aqui em Portugal também temos governos consecutivos sempre a impor taxas a carros comprados em Espanha, França, Alemanha para importar um carro da Alemanha tenho que pagar taxas até dizer chega mesmo que a UE diga que é ilegal.
Não digas baboseiras….
@Mário antes da UE, já os USA aplicavam não 7a 47%, mas sim 100% a eito sobre todos os carros chinos
Mas sim, PT é o pior deles todos se nos pratos da balança estiver um elecktro e no outro um combustão. O combustão leva uma tamanha ripada que pode chegar aos 400%
400% sobre o quê?
Sobre o valor do carro antes de impostos.
Ah sim, então mostre um exemplo ?
A que propósito, assim meio que do nada, este artigo menciona a opinião do Presidente Brasileiro? Julgo que meio mundo já deu a sua opinião sobre este tema, para nós Portugueses pergunto que relevância tem a opinião do Presidente do Brasil? Será este artigo uma “adaptação” de um artigo do Brasil? só assim faz sentido.
Lula da Silva estava de visita ao Japão, que será um dos países mais afetados. O que disse: “Sinceramente, não sei qual é o benefício de aumentar em 25% as tarifas sobre os carros comprados no Japão. (…) A única coisa que isso vai fazer é tornar os carros mais caros para os consumidores americanos e aumentar a inflação.”
https://sicnoticias.pt/mundo/2025-03-27-video-tarifas-ao-aco-brasileiro–trump-nao-e-o-xerife-do-mundo-a3e22d98
O presidente do Brazil é o líder de um país com negócios com os EUA e que viu serem aplicadas taxas as exportações para o EUA é só mais um a falar do elefante na sala as famosas taxas que o Trump acha que só vai fazer doer aos outros, mas quando as empresas Americanas e os investidores começarem a ver as margens diminuir lá vai o Trump tipo PCP, voltar com a palavra atrás e anunciar uma vitória qualquer que só existe na cabeça dele.
A opinião é interessante…vinda de um país para o qual Portugal pouco consegue exportar dadas as tarifas aplicadas às importações…hipocrisia da boa logo pela manhã.
Não sei que raio de acordo é que Portugal tem da CPLP com o Brasil, mas o aqui não falta é picanha do Brasil, mas se quisermos exportar maquinaria simples para lá é o já foste!
Portugal tem com o Brasil os acordos, recentes, entre a UE e o Mercosul.
O Brasil é um dos países mais afetados pela taxa dos EUA de 25% sobre o aço e o alumínio. Se os EUA consideram que as taxas alfandegárias com o Brasil lhe são desfavoráveis, devia negociá-las, como era habitual. O que faz Trump é mexer nas taxas alfandegárias independentemente dos acordos que existem, multilaterais, ao nível da OMC ou entre regiões, ou bilaterais, entre países.
As taxas de 25%, sobre a importação de veículos – e peças para automóveis, foram anunciadas a 26/03, para entrar em vigor a 03/04. E incluem mesmo os carros de marcas dos EUA fabricados no México e no Canadá. Mas entrarão mesmo em vigor? É que entretanto podem ser adiadas ou alteradas.
O Washinghton Post publicou um artigo com o título: “Veja todas as tarifas que Trump promulgou, ameaçou e cancelou”. A situação atual:
(Tabela com 4 colunas e 18 linhas.)
PRODUTO PAÍS DATA DE INÍCIO TAXA
A – Promulgadas
1) Mercadorias não em conformidade com o USMCA Canadá e México 4 de março 25%
2) Tarifas gerais China 4 de março 20%
3) Energia não compatível com USMCA Canadá 6 de março 10%
4) Fertilizante de potássio Canadá 6 de março 10%
5) Aço e alumínio Global 12 de março 25%
B – Atrasadas
6) Mercadorias em conformidade com o USMCA Canadá, México 2 de abril 25%
C – Propostas
7) Tarifas recíprocas Global 2 de abril desconhecida
8) Bens agrícolas Global 2 de abril desconhecida
9) Madeira Global Relatório com vencimento em 26 de novembro desconhecida
10) Cobre Global Relatório com vencimento em 22 de novembro desconhecida
11) Chips de computador Global desconhecido 25%+
12) Farmacêuticos Global desconhecida 25%+
13) Automóveis e autopeças Global 3 de abril 25%+
14) Tarifas gerais União Europeia desconhecida 25%
15) Bebidas alcoólicas União Europeia desconhecido 200%
16) Tarifas gerais Nações BRICS desconhecida 100%
17) Tarifas gerais Rússia desconhecida desconhecida
18) Tarifas gerais Nações que comprem petróleo à Venezuela desconhecida desconhecida
Escreve o WP, recorrendo a testemunhos de especialistas: “A atmosfera de incerteza criada por propostas e reversões rápidas pode criar um obstáculo à economia. Sem saber quais tarifas podem entrar em vigor — ou quando — as empresas podem ter dificuldade em tomar grandes decisões, como construir uma fábrica ou mover as cadeias de suprimentos
“Trump introduziu um nível de incerteza económica de forma deliberada e verdadeiramente desnecessária. Não há nada paralelo na minha vida nos Estados Unidos.”
Enfim, ver-se-á o que acontece até 3 de Abril, incluindo as medidas retaliatórias dos outros países.
Trump pensa que a ameaça das taxas alfandegárias resolve tudo, até a venda do TikTok a norte-americanos. Com o aumento de ontem, a taxa sobre a importação de automóveis chineses, que está em 100% desde Biden, passa para 125%.
Disse Trump, ontem: “A China vai ter de desempenhar um papel na venda da aplicação, possivelmente vai ter de a aprovar e, se o fizer, talvez lhe conceda uma pequena redução das taxas alfandegárias”.
Respondeu a China: “Sobre a questão do TikTok, a China expressou a sua posição em várias ocasiões. A posição da China contra a imposição de taxas alfandegárias adicionais também é consistente e clara”.
Enfim, quando a maré baixar, se verá se Trump está a nadar em pelota.
https://www.jn.pt/5318470488/china-rejeita-oferta-de-trump-de-reduzir-taxas-em-troca-de-acordo-sobre-tiktok/
Quem quiser saber algum coisa a sério sobre taxas aduaneiras, aconselho este livro:
As Nações Hipócritas de Ha-Joon Chang
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu a medida como “má para as empresas, pior para os consumidores”
Porque que é que as taxas muito superiores que a UE aplica aos Chineses passam a ser um medida boa ?
O efeitos sobre os consumidores europeus do aumento das taxas de alfandegárias sobre os automóveis elétricos chineses é má.
Mas só há dinheiro para os consumidores europeus havendo dinheiro para os produtores europeus – e a UE teve o cuidado de fazer uma investigação que comprovou que o agravamento das taxas de importação se destinou a compensar os subsídios do governo chinês, a produtores e exportadores chineses, baixando artificialmente os preços, prejudicando a indústria automóvel europeia.
Não é a situação que se verifica ou é alegada pelos EUA.
Bsicamente o que ouvi era que iam igualar as coisas . Um produto exportado para os US não paga IVA , os importados sim. Acaba por ter o efeito de uma tarifa.
Por favor não confundam o IVA com as taxas alfandegárias são impostos totalmente diferentes, IVA é aplicado sobre todas as transações e de forma igual quer o produto seja de fabrico doméstico ou importado.
Mais de 170 países do mundo têm sistema de IVA os EUA são uma excepção, lá não existe IVA mas existe “Sales tax” ou imposto sobre venda que na realidade funciona como o nosso IVA cá mas não é definido pelo Governo Federal mas por Governos Locais, eu já dei o exemplo num artigo anterior relativamente a Nova York os produtos quer sejam importados ou não pagam na venda 4% do valor ao Estado, 4,5% à Cidade de Nova York, 0,25% ao Distrito em que vives.
Há locais nos EUA em que realmente há isenção de impostos de venda mas são uma minoria na maior parte do território pagas um imposto equivalente ao IVA só que é definido a nível local.
Não disse que era uma tarifa, disse que tinha o efeito de uma tarifa. Dizes que o IVA é igual para todos , mas isso não é bem assim. No mercado Europeu , os produtores Europeus recuperam parte do IVA dos seus fornecedores , os Americanos não.
Rui não “sales tax” nos EUA funcionam como cá, uma padaria a comprar ovos paga “sales tax” na compra, quando vende um bolo o cliente paga “sales tax” do bolo, para evitar dupla tributação a padaria deduz o valor do imposto que pagou dos ovos como despesa e paga apenas o remanescente ao estado.
É assim que funciona o IVA cá e em todo o lado para empresas.
O IVA é neutro, não distingue os produtos importados dos produzidos na UE. Tanto paga de taxa de IVA um carro produzido na UE como um importado dos EUA. Ninguém deixa de comprar um carro importado dos EUA e prefere um da UE por causa do IVA. Idem, em relação à “sales tax” nos EUA. Ao contrário das taxas alfandegárias que tornam os carros importados mais caros ou mais baratos. Trump, o aldrabão sorrateiro, é que veio somar o IVA às taxas alfandegárias.
E, no caso, das taxas alfandegárias sobre veículos, dependendo do tipo de veículo, as taxas alfandegárias da UE podem ser maiores – mas há isenções, que nivelam a taxa média com a dos EUA.
O sales tax é normalmente 7-8% o nosso IVA 20% . Actualimente a EU tem tarifas de 10% à importção de carro americanos e eles têm 2.5%.
Sim mas num carro produzido na Europa o vendedor recupera o iva dos componentes e materiais. Num carro dos States recupera zero.
O que tu percebes disto. Para simplificar, o vendedor é um stand que importa carros dos EUA e também compra carros produzidos na UE. Para desalfandegar o carro importado dos EUA paga a mesma taxa de IVA que paga quando compra um carro produzido na UE. Quando vende os carros fatura o IVA aos clientes. Quando vai entregar ao Estado o IVA que recebeu deduz o IVA que suportou, quer no carro importado dos EUA, quer no produzido na UE.
Quanto às taxas de importação sobre veículos, varia conforme o tipo de veículo (nos EUA também varia) e há isenções, pelo que a taxa média da UE é inferior a 10% (em todo o caso, muito longe dos 25% que, se forem para a frente, obrigam a uma retaliação da UE)..
bode o Trump reclama que a EU tem tarifas de 10% em relação aos carros deles enquanto o US só aplica 2,5%, mas nem por isso reclama que a EU tem tarifas de 10% em relação a Pick-ups enquanto os US tem 25%, Trump só chama a atenção aquilo que lhe é conveniente.
Segundo o IVA/Sales Tax é apenas para o mercado interno e aplica a mesma percentagem a todas as transações, daí o Aves chamar de neutro, as empresas na EU deduzem o valor do IVA que pagam da mesma forma que as empresas no US deduzem o valor de Sales Tax que pagam, e quando a transação é entre diferentes países ou estados no caso do US não é cobrado IVA/Sales Tax, por isso não há diferença em termos de competitividade.
Para proteger os postos de trabalho na Europa, e penalizar as empresas Chinesas que recebem milhões em ajudas do governo Chines
Barão, é isso, como se os construtores europeus não recebessem ajudas dos estados.
Ai não, espera, não são ajudas, são “incentivos”.
hihihi
A Ursula está a mando da Russia para acabar com a Europa, como é possivel ainda Servia, Macedonia, Turquia, Albania, Georgia, Armenia e Moldova nao estarem na UE?? Esses todos saem mto mais barato que a Ucrania e acrescentam muito mais
Pincelo, a Ursula a mando da Rússia? hihihi… Nota-se.
Ela está é a mando do Klaus Schwab, do Soros e demais escumalha.
Esses é que estão a destruir o que vc conhece como Europa.
Pelo que estou a ver a Europa qualquer dia chega ao Japão.
É como a NATO.
Um dia o trump aparece a boiar…
sapistérico, qualquer presidente dos EUA está sujeito a isso.
Quem aceita concorrer para o cargo aceita essa responsabilidade.
Por isso é que todos têm segurança pessoal.
Em relação ao Trump, daqui a 4 anos ou lá o que é, veremos se o que ele está a fazer hoje agrada ou não aos americanos.
As pessoas têm que meter uma coisa na cabeça, o Trump, ou qualquer outro eleito para presidente dos EUA, tem que agradar primeiramente aos americanos e não ao resto do mundo.
Ele está a fazer o que acha que está certo.
Nas próximas eleições ou ele está certo e ganha novamente, ou ele ou outro do partido, ou ele estragou a pintura toda e sai.
Como em tudo, é dar tempo ao tempo.
Sei o que dizes, mas preferia vê-lo a boiar ainda esta ano…
Então basicamente és aquilo que achas que o Trump é, apenas não tens o poder para o fazer.
Mete-o a boiar que eu sou o que tu quiseres.
Então é diferente do Trump em que aspecto ? É que não vejo o Trump a desejar que as pessoas fiquem a boiar.
pois ele não deseja isso, ele nem sabe que eu, tu e o povo dele existe. Eu quando ele se for faço como fiz para o Pinto da Costa, abro aqui uma garrafa de champagne daquele mais pindérico porque não merecem do bom e meto foguetes no youtube e é só festejar.
E durmo muito bem à noite a desejar a MORTE de Trumps, bozos, putinos, mileis e todos os ditadores assassinos nazis que existem por aí. E que sofram muito antes de morrerem. Obrigado!!
Amen
Então quer dizer que você é pior que ele, pois nunca vi o Trump a desejar a morte a ninguém.
Então quem são os ditadores nazis que ainda tem no mundo ?
Acho que o seu nome devia estar reportado na policia.
É bom que saiabs que do outro lado não andma pantufinhas. Sim, somos bem piores que trumps quando é preciso lidar com eles e metê-los a boiar.
E sim, sou polícia. Tem cuidado!!
Então que mal ele lhe fez ?
É bem pior nas caixas de comentários. Loool
É policia ? Não parece.
a foca acorda todfos os dias para “matar” mais alguns miseráveis quer pelo Ice, quer por cortes a solidariedades que ainda que sejam imperfeitos slavam muitos e tudo isto para encher os bolsos dele.
Não faz cá falta nenhuma…
Se não faz cá falta, porque é que teve o apoio da maioria dos que votaram ?
Porque os que votaram nele são velhas de rabnho, uns mémés sem cérebro e se queres que te diga também não fazem falta nenhuma cá. Porque a demência deles agora está a prejudicar o mundo inteiro e via piorar.
Era estalar os dedos e desapreicam todos!!
Portanto a maioria dos que votaram nele são tudo isso, não sabe que a maioria ganha ?
Então estão a prejudicá-lo em quê?
Estalar os dedos e desaparecerem todos é possível, mas você também desaparece.